quarta-feira, 17 de agosto de 2011


Reais lugares e museos

Acesso gratuito a oferta cultural de Madrid para os jovens peregrinos.
Madri têm muito que oferecer, e está adaptada a todos os gostos e intereses: arte, folclore, ciencia: literatura, tecnología, muita história e algumas curiosidade. Os peregrinos da JMJ poderão desfrutar gratuitamente de uma amplia oferta cultural mostrando seu passe de peregrino, levando em conta também que algumas atividades/ visitas têm limite de capacidade.

Madri da realeza
 Uma visita a qualquer dos Lugares da Realeza fará as delicias dos más esquisitos: o Palácio Real de Aranjuez, o Monastério de Escorial, o Pantéon dos Homens Ilustres ou o Palácio das Descalzas Reais. Estes edificios nos falam da glorai dos reis do pasado e de decisões políticas tomadas em seus salões, estudios e quartos.

Também poderá ter acesso aos Reais lugares fora de Madri os participantes dos Días em Dioceses com o documento que acredita sua participação na jornada.

Para mais informação descarga o catálogo dos Verdadeiros lugares de Madri.

Mais informação sobre os Verdadeiros lugares e o Patrimônio Nacional da Espanha.
Palacio_Real2
Uma das fachadas do Palácio Real
De Madri e de Espanha
Para quem queira conhecer algo mais da cidade da JMJ 2011 pode ir ao Museu da Cidade ou ao Museu das Origens, que têm uma mostra do patrimonio arqueológico e testemunho cultural dos madrilhenhos desde paleolítico a atualidade.
E para compreender um pouco mais algo eternamente asociado a cultura española pode se visitar o Museu Taurino, na mesma praça das Ventas, com exposições de ternos, capotes, desenhos, pinturas e todo o que têm que ver com o mundo dos touros.

Ciência e tecnología

Em Madri o visitante terá instrução em numerosas rams cientifícas e tecnológicas, desde conhecer um pouco más do nosso entorno no Museu Nacional da Ciências Naturais e o Museo Geominero, até a ciencia mais divertida em um itinerario completo pelos diversos ramos cientifícos em Cosmocaixa e os amantes do Espaço e das estrelas desfrutarão em Observatório Astronómico de Madri.
Coxmocaixa 
Sala Cosmocaixa
No ramo da tecnología dos transportes, os jovens da JMJ poderão dar um passeo pela história do ferrovia no Museu da Ferrovia. Também pelo Museu do Ar, com exposições de aviões, simuladores e modelos.

Arte, muita arte 

Ademais das grandes galerías como no museu do Prado ou o Thyssen, Madri conta com outras ofertas para conhecer arte: muito interesante no Museu de Sorolla entramos no ambiente em que viveu o pintor, como também o palácioMuseu Cerralbo na vida de um marques do XIX.

Os peregrinos também poderão visitar o Museu Nacional de Artes Decorativas com valiosas coleções de cerámica, vidro, joias, textil entre outros. Também existe em Madri o Museu do Traje que oferece um passeio através dos vestimentos pelas regiões e pela história da moda até mostra dos grandes desenhadores de hoje, como Balenciaga ou Pertegaz.
Sorolla2 
Um dos quadros mais famosos de Sorolla
Grandes da literatura

Por Madri têm pasado numerosos artistas, entre eles grandes escritores espanhois que nasceram ou viveram na capital, como é o caso de Cervantes, cuja casa natal é hoje o museu que podem visitar todos os admiradores da sua obra e que os demais um modelo para conhecer como se desenvolveram a vida cotidiana entre os séculos XVI e XVII. Também se encontra a casa museu de Lope de vega, situada em pleno Bairro das Letras, no centro de Madri, e onde o autor viveu seus últimos 25 anos de vida.

Curiosidade
Dress
     A evolução indumentária e da alta costura
     do Museo do Traje.
Especialmente pensando para as pessoas cegas a fundação ONCE (Organização nacional de Cegos Espanhóis) inaugurou em 1992 oMuseo Tifológico, pensando especialmente para pessoas cegas ou com graves deficiencias visuais já que permite a sua visita tocar os objetos da exposição de maneira que a deficiencia visual não seja uma barreira para desfrutar do museo.

Para os curiosos, Madri também conta com um Museu da Cera, em que se hospedam personagens de cera como Einstein, Cervantes ou Dalí, mas também Superman, os Beatles, Marilyn Monroe ou E.T.
Outros museus que também abrirem suas portas serão o centro cultural Caixaforum, o Museu Nacional do Romantismo, o Museu da América e o Museu Nacional de Antropologia, que oferece a oportunidade de conhecer origens da nossa cultura.

Também os museus teligiosos da Beata Dolores Sopeña e do Bealto Faustino Miguez oferecerá visitas gratuitas para os peregrinos.
Consulta as mais de 3000 atividades do programa cultural da JMJ, repartida por toda Madri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário