domingo, 4 de setembro de 2011

A misericórdia não exclui ninguém



Celebramos no sábado a memoria da Virgem Maria, ela é o modelo para nós do amor misericordioso de Deus.

Jesus diz a Santa Faustina, no seu Diário: 

"A fonte da Minha misericórdia foi na cruz aberta com a lança para todas as almas, — não excluí a ninguém"(Diário, 1182)

Essa foia missão de Jesus, essa é a missão da Igreja: levar a salvação de Deus a todas as pessoas, uma salvação que não exclui ninguém. 

No Evangelho de hoje, nós vemos Jesus indo além do que era interpretada a lei de Moisés. Porque a lei mata, mas o Espírito nos vivifica. Jesus nos ensina que precisamos entender o sentido da lei, porque a interpretação que se faziam da lei de Moisés era que não se podia fazer o bem quando necessário. Os discípulos estavam com fome e Jesus é repreendido porque quer suprir uma necessidade básica de seus discípulos: matar a fome. A lei não pode nos impedir de fazer o bem. 

Mas esta passagem vai além, pois Jesus quer matar a fome da humanidade, mas a fome dEle mesmo, porque Ele é o Pão da Vida. Jesus chama a nossa atenção para não fazermos o mesmo que fizeram os fariseus na Sua época. Nós devemos realizar o bem sempre que possível e sempre que necessário. “É melhor sofrer por fazer o bem do que por fazer o mal” disse São Paulo Apóstolo. 

O Coração de Jesus sempre foi um coração aberto. Ele nunca rejeitou ninguém, sempre acolheu as pessoas, e Ele deseja que também nós tenhamos um coração que vai além da lei, um coração que esteja aberto para fazer o bem. 

“A quem muito se ama, muito se perdoa”. Hoje o Senhor está dizendo isso para você. Muita gente ainda não entendeu que esta misericórdia de Deus não rejeita ninguém, a misericórdia não exclui ninguém. 

Que ninguém diga que é melhor do que fulano ou ciclano, porque todos são amados do mesmo modo pelo Senhor, independente de quem seja ou da vida que leva, porque a misericórdia acolhe a todos. O amor misericordioso de Deus é maior do que tudo. Ele mesmo disse a Santa Faustina: “Meu amor e minha misericórdia não conhece limites!”. Então se o amor de Deus não conhece limites, também devemos fazer o mesmo. 

"O coração de Jesus está sempre aberto a você" Pe. Antônio Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário